Rss
0

Há 495 anos atrás ...


Por Kelvis C. de Oliveira


“Deus está sempre operando, às vezes nos bastidores da História, para realizar a sua vontade e restabelecer a sua Igreja verdadeira, viva e boa.” James L. Garlow

Acho que muitos dos leitores já tiveram a oportunidade de assistir ao filme “Os Vingadores”. Eu conheço, e acredito que muitos jovens, crianças e adultos, conhecem cada personagem de tal filme, este que veio dos quadrinhos e do desenho animado. A história da qual, Nick Fury convoca o Capitão América, O Hulk, Viúva Negra, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro e Thor na luta contra uma ameaça do mal, envolvendo Loki e o Tesseract.

Mas não vou fazer uma síntese do filme e muitos menos comentar os grandiosos efeitos especiais. Hoje, 31 de outubro de 2012, a Reforma Protestante completa 495 anos. Um período da história mundial que marcaria e mudaria a vida de muitas pessoas, inclusive, nos dias de hoje. Amigos e Amigas, a seguir, os Reformadores.

PS: o que vai ser descrito não é uma comparação!


No período negro da história da humanidade, precisamente na idade média, conhecida como idade das trevas, o povo estava sob domínio da Igreja Católica. Esta, que enganava e oprimia as pessoas daquela época. A escuridão espiritual e social, predominava, mas foi nesse período, que Deus convoca um homem chamado John Wycliffe.

Estudioso, Wycliffe em suas leituras da Bíblia Sagrada, descobriu os erros que estavam na Igreja Católica, e passou a pregar a verdade do Reino de Deus. Formou-se em Teologia, e mesmo diante das perseguições, conseguiu traduzir a Bíblia para o Inglês. Morreu de causas naturais. Incomodou tanto a Igreja Católica em vida, que mais de 4 décadas depois, o Papa Martinho V mandou desenterrar o corpo, queimar e jogar as cinzas.

Wycliffe era admirado, e muitos homens e mulheres tornaram-se seus seguidores. Deus convoca um desses seguidores, um homem chamado John Huss. Pregava o reino de Deus e combatia as heresias do Catolicismo. Foi preso e depois queimado vivo. Quando estava sendo queimado, proferiu as seguintes palavras: "Vocês hoje estão queimando um ganso, mas dentro de um século, encontrar-se-ão com um cisne. E este cisne vocês não poderão queimar." Guarde bem essa afirmação!

Deus convoca mais um homem chamado Jerônimo Savonarola. Este que, pregava com poder, e liderou uma reforma moral em Florença, na Itália. Seus ensinos iam de encontro a Igreja Católica, esta que o queimou vivo na praça de Florença. Como disse Tertuliano: O sangue dos mártires é a semente dos cristãos. Deus sempre tinha seus remanescentes.


Lembra das palavras de John Huss? Não eram meras palavras, mas uma profecia. 102 anos depois, Deus levanta de dentro do Catolicismo, um homem chamado Martinho Lutero. Tudo mudou em sua vida quando se deparou com o seguinte versículo: “O Justo viverá da Fé”. Em 31 de Outubro de 1517, Lutero, fixa na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses, estas que foram de encontro aos ensinamentos católicos, marco de início da Reforma Protestante.

52ª TESE – Comete-se injustiça contra a palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo a indulgência do que a pregação da palavra do SENHOR.

A Reforma tinham como base alguns princípios: Só a Fé, Só a Graça, Só Cristo, Somente a Deus a Glória e Só as Escrituras. Lutero ainda traduziu a Bíblia para o alemão. O povo agora tinha uma riqueza nas mãos, que era a palavra de Deus. Até hoje os princípios e ensinamentos desta reforma está sobre muitas igrejas, entre elas a Batista e a Presbiteriana.


Estes homens não precisaram de armaduras de ferro, nem de machados poderosos, nem ao menos de um escudo feito do material mais poderoso do planeta, mas simplesmente atenderam ao chamado e foram obedientes, sabendo que era Fiel aquele que os tinham convocado. Falarei igual ao escritor aos Hebreus: E que mais direi? Faltar-me-ia tempo contando de Calvino, John Knox e Zwinglio.

Concordo com o que diz o Bispo Walter MacAlister: “A Reforma devolveu a Bíblia ao povo de Deus. Uma nova reforma certamente terá que trazer o povo de Deus de volta à Bíblia.” Busque a Deus, através da oração, na leitura da Palavra, do Jejum, na comunhão com os irmãos e nos louvores, e saiba que não irá precisar se transformar em um grande homem verde para ficar forte.

O mundo ainda não viu o que Deus fará com, para e pelo homem inteiramente a Ele entregue”. (Henrique Varley)

Feliz dia da Reforma Protestante!



0

Tudo o que eu vi não é tudo que preciso aprender



Por Marcos André
"...Mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.  Rm 12.2"
Se falamos do que vivemos, posso dizer que esta música reflete o que Deus tem me ensinado nestes últimos dias. Tem sido a minha oração diária.

Quantos de nós não ficamos felizes ao receber a resposta de orações perseverantes, resultado de noites e madrugadas a sós com Deus? Mas a grande e profunda lição que o senhor tem a nos mostrar por trás de tudo isso? É aquilo que algum tempo atrás eu nem desconfiava. Em meio a uma dessas noites de choro e sinceridade diante do senhor, ao receber a tão esperada resposta gratificante de minhas súplicas, pude perceber  o precioso diamante que o senhor me reservou.

Pude ver quantas oportunidades eu tive de aprofundar o meu relacionamento com o senhor, quanta intimidade estes momentos de aflição me proporcionaram. Como eu me tornei mais sensível a voz de Deus que eu podia ouvir de diversas formas, pois sabia que era ela que falava comigo. Naturalmente este vaso de barro teve a oportunidade de refletir mais o brilho e a essência do seu senhor, pude me sentir maravilhado em poder edificar transmitindo aquilo que eu compartilhei com o senhor. O melhor de tudo: pude perceber que desfrutar da sua presença amiga e sincera por alguns momentos teve muito mais valor do que todas as respostas e bençãos que ele poderia me conceder !

O que aprendi durante esses momentos refletindo na companhia do senhor? Aprendi que nunca sabemos o bastante sobre Deus, por isso devemos sempre está abertos a novas experiências sobre ele e seu reino.  Afinal, "tudo que eu vi não é tudo que preciso aprender"

Paz de cristo hermanos! ;D

0

Dificuldades com Prioridades? Pr. Antonio Gilberto responde

Imagem Editada por Renata Sena

E qual é a nossa Prioridade?
0

Qual é a verdadeira? Parte II



Por Kelvis C. de Oliveira

 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (II Pedro 1.21)

Grace to you and peace from God our Father, and the Lord Jesus Christ pra você meu amigo, rsrs. Dia 31 de Outubro chegando, Dia da Reforma Protestante, e com elas várias perguntas, entre uma das tais, começamos a responder. Segunda e última parte do estudo sobre as diferenças da Bíblia Católica e Protestante chegando pra você nesse dia especial.

Porque especial? Porque a misericórdia de Deus se estendeu mais um dia para as nossas vidas, e isso é motivo de alegria. 

Prontos pra mais um giro?? então vamos lá pessoal.


Quem perdeu a primeira parte desse pequeno estudo, ela se encontra aqui. Como foi explicado, no Concílio de Trento, a Igreja Católica adicionou mais 7 livros ao cânon sagrado. Mas por que isso? Qual a razão? É o que tentarei explicar um pouco dessa história agora.

Em 1546, logo após a reforma protestante, a Igreja Católica em decadência e perdendo a sua autonomia, realizou o Concílio de Trento, e nessa reunião decidiram canonizar (reconhecer) livros apócrifos (aceitos por uns e rejeitados por outros) para fazer parte do texto sagrado. Isso ocorreu devido um debate dos católicos com Martinho Lutero.

Os católicos citaram o livro de Macabeus (livro apócrifo) para defender sua doutrina (doutrina?) de oração pelos mortos. Lutero questionou o reconhecimento de tal livro, refutando-os, utilizando o Novo Testamento, os pais da Igreja e os mestres judeus. A reação dos católicos foi imediata, canonizando os livros apócrifos.

Ao todo são catorze (quinze) livros apócrifos, sendo que, nem todos foram aceitos pelos católicos. 1 e 2 Esdras e a oração de Manassés foram rejeitados. Menos mal?? Talvez, rsrs, já que o livro de 2 Esdras tem um versículo pesado contra a oração pelos mortos! Coincidência?? rsrsrs


Mas como saber que eles são falsos?? Quais as heresias e erros contidos nesses textos?Para facilitar, o quadro abaixo contém algumas dessas informações.

Livros
Erros
Tobias
Justificação pelas Obras
Judite
Nabucodonosor, Rei da Assíria
Baruque
Intercessão pelos mortos
Eclesiástico
Incentivo ao ódio aos Samaritanos
Sabedoria de Salomão
Salvação pela Sabedoria
I e II Macabeus
Oração pelos mortos
Adições a Daniel
Necessidade da Idolatria

Esses são apenas alguns dos erros. Então gente, fiquemos em alerta e meditemos na poderosa palavra de Deus. Nos aprofundemos mais e mais no Espírito Santo. Como diz Rodolfo Abrantes em sua música: “Eu não posso me conformar com esse nível raso; o meu poder humano não tem poder pra trazer o teu Reino aqui. Minha porção vem do céu, eu tenho fome de ti, Senhor”.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro galera, e que possamos continuar a estudar a Bíblia Sagrada, pois ela é fonte de autoridade e de poder. É uma carta escrita do céu para nós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós. E que sejamos como Esdras, que colocou no coração para buscar a lei do Senhor (Ed 7.10).

Abraço!

***



0

Termine a Corrida!



Por Marcos André

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1-2)

Há diferentes formas de recebermos uma mensagem de Deus. Ele pode falar diretamente conosco, através de sua palavra, sonhos ou visões. Como também pode ser através de fatos ou simples ilustrações do dia-a-dia. O abraço de um amigo, um adesivo no ônibus, um filme ou um versículo voando no meio da rua. Se todos comentassem, acredito que muitos confirmariam.
A questão é: Nós temos sido sensíveis para escutar a voz de Deus ?

Acredito que não poderia haver imagem mais apropriada para refletir a mensagem deste versículo. Nos tempos de Paulo, as olimpíadas eram o evento mais importante da vida dos atletas. Eles dedicavam investimento, disciplina e esforços durante toda uma vida, para este momento. Uma grande multidão assistia e torcia pelos resultados dos jogos. Eles acreditavam que os deuses observavam estes acontecimentos. Desta forma, a vitória simbolizava a GLÓRIA, a eternização de seu nome por toda a história.

Para muitos brasileiros, acredito que este episódio ficou marcado em nossas memórias. Milhões de pessoas das mais diversas nacionalidades acompanhavam de perto o desempenho dos atletas. Eles não carregavam somente uma marca ou um patrocinador . Representavam nações inteiras que torciam pelo seu sucesso. Assim como muitos torciam por este maratonista brasileiro. Entretanto, acontece o que ninguém esperava: quando tudo indicava que o maratonista canarinho líder da prova iria vencer, um homem sai do meio da multidão e o segura, impedindo-o de correr. O resultado : termina ficando na terceira colocação.

Houve um pouco de frustração e revolta para vários que acompanhavam a transmissão durante e depois do evento. O irlandês passou longe de ser o mais amado pelos brasileiros. Entretanto, prefiro gravar a imagem da foto abaixo. Mesmo depois do incidente, Vanderlei Cordeiro prosseguiu a corrida e terminou a prova, sendo aplaudido de pé por todo o estádio ao entrar na linha de chegada , tornando-se um exemplo de perseverança :


Para melhor entendimento, você deve saber que a maratona possui uma característica especial que a diferencia das outras corridas de velocidade. Na maior parte delas os atletas precisam ter força física, músculos ágeis e bastante velocidade para arrancar na frente e ir mais rápido que seus adversários. Na maratona, isso pouco conta. O que realmente importante é a resistência dos atletas, o quanto eles são capazes de aguentar a sede, as adversidades climáticas e o cansaço até chegar em seus objetivos. O quanto eles podem suportar tudo isso até o Fim.

Paulo compara a vida cristã a uma maratona. Assim como o corredor, muitos de nós tivemos um caminho cheio de dificuldades e renúncias para que pudéssemos chegar aonde chegamos.Todos nos empenhamos para chegar ao nosso objetivo. Alguns mais calmos, outros mais ansiosos para chegar lá. Em meio a tudo isso, existem uma série de pessoas te acompanhando durante este trajeto. Umas torcendo e investindo no seu sucesso, outras buscando te impedir e atrapalhar de todas as formas. E algumas simplesmente observando o que está acontecendo.

Muitas vezes, a corrida parece difícil, nossas energias parecem ir acabando, nossa ansiedade aumentando e parece que nunca vamos chegar em nosso destino. Nesse momento não desanime. Conforme diz a palavra, prossiga com paciência a corrida, pois Deus sabe o momento de tudo e te dará forças para chegar lá(Filipenses 1:6). Em outros, acontecem coisas que não entendemos os motivos, são situações que parecem que não vamos conseguir superar, dá vontade de chorar e perguntar a Deus o motivo de tudo isso.Tenha certeza, Deus estará ao seu lado(Salmos 73:23) e também te trará o escape, por mais difícil que pareça a situação.

Ao fim da corrida, ao ser perguntado o motivo de tanta alegria, nosso atleta responde :

É um momento festivo. Um momento único. A maior parte dos atletas jamais chegam a este momento.”

Não importam os que chegam antes ou depois. Lembre-se do grande privilégio que Deus te concedeu. Não jogue a toalha antes da hora. O mais importante é chegar lá.

Jesus cristo não desistiu no meio do caminho e também está de braços te aguardando na linha de chegada !O prêmio da salvação te espera!A vitória foi garantida na CRUZ!

TERMINE A CORRIDA!

0

Qual é a verdadeira? Parte I



Por Kelvis C. de Oliveira

 “O texto bíblico foi redigido durante cerca de 1500 anos por cerca de 40 autores diferentes, cuja maioria viveu em lugares e datas diferentes, mantendo sua unidade de pensamento” (Pr. Esequias Soares)

Pouco tempo antes de sua morte, Einstein deixou um carta em que dizia que Deus e a Bíblia são resultados da fraqueza humana. Será Galera? Tenho certeza que não! Hoje, relacionado a isso, post polêmico, mas de grande importância. Prontos para um giro?? Então, vamos lá!

A Bíblia que você ler crente, é sempre fruto de muita discussão. Acredito que muitos já ouviram: A Bíblia é um livro ultrapassado! Seus costumes não são para nossa época! A Bíblia contém contradições! E por aí vai …

A Bíblia é dividida em duas partes: O Velho e o Novo testamento. O Velho testamento foi escrito pelo povo judeu, enquanto que o novo testamento escrito pelos discípulos de Cristo, no século I d.C. Ela contém 66 livros, nos quais 39 são do Velho testamento e 27 do Novo. Alguns podem comentar que, a bíblia não tem apenas esses livros. Como podemos saber disso?

Através da Canonicidade. E que negócio é esse? É o estudo que consiste no reconhecimento dos livros bíblicos, inspirados por Deus. Os três elementos básicos para o reconhecimento (canonização) dos livros que compõe a Bíblia sagrada são: a inspiração de Deus, o reconhecimento da inspiração pelo povo de Deus e a coleção dos livros inspirados por Deus

Vamos exemplificar? No livro de Êxodo, logo após o povo sair da escravidão do Egito por intermédio de Moisés, o SENHOR revela ao mesmo, os Mandamentos, estes são recebidos de bom grado pelo povo Israelita, onde são, segundo a narrativa bíblica, guardados dentro da arca da aliança. Os três requisitos são cumpridos aqui: A inspiração de Deus, o reconhecimento do povo e a preservação dos livros.

Mas só que nem tudo é fácil neh? Sempre tem aquele que questiona. Devido ao questionamento de muitos, o reconhecimento (canonização) também é divido em três: Os livros que são aceito por todos (homologoumena); livros não-bíblicos que foram rejeitados por todos (pseudepígrafos); Os livros não bíblicos que são aceitos por um e rejeitados por outros (apócrifos).

O reconhecimento dos livros do Velho Testamento duraram mais de 1000 anos, enquanto que o do Novo Testamento, demorou quase 100 anos.Em 1546, a Igreja Católica, no Concílio de Trento, adicionou 7 Livros apócrifos (livros não bíblicos que são aceitos por um e rejeitados por outros).

Tais livros contém ensinamentos errados, além de erros históricos e geográficos. Tais livros são: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, sabedoria, Baruque e Eclesiástico, além de alguns acréscimos no livro de Daniel e no livro de Ester.

Uma das afirmações da Igreja Católica para tal assunto, é dizer que Lutero foi quem retirou tais livros da Bíblia.
Complicado?? um pouco! Mas é necessário aprendermos. A Bíblia Sagrada é razão de muitas discussões pelo mundo a respeito de sua história e autonomia. É um livro único. E sua história se passa entre séculos, e até eras. Está entre os dois tempos que dividem a história, tanto antes de Cristo, como depois de Cristo.

Durante esses vinte séculos de cristianismo, a Bíblia foi submetida às mais variadas investigações críticas. Não seria exagero afirmar que nem mesmo a matemática e a física foram submetidas a tais testes, no entanto, permanecem sua autoridade, autenticidade e inspiração (Pr. Esequias Soares).

Agora eu te pergunto, a Bíblia é fruto da fraqueza humana?

Continua no próximo episódio …


Grande abraço!