Rss
0

Como marcar sua Bíblia - Dicas


Evite utilizar caneta esferográfica, hidrográfica ou marca-texto. O papel da Bíblia, normalmente, é um papel fininho, então, com o tempo, a tinta vai infiltrar e atravessar a folha. Ou seja, você marca o versículo que queria e o de trás, que não queria. Esse efeito é instantâneo com hidrográfica ou marca-texto, que molham a folha, infiltram e pintam muito mais que o pretendido. Use lápis, lapiseira, lápis de cor ou giz de cera, é mais preciso e seguro – e em alguns casos, é apagável.
[Eu, particularmente uso giz de cera e lapiseira com grafite 0,5 mm. Existem embalagens de giz de cera com 15 cores ou mais, o que é muito bom. E o grafite 0,5 combina melhor com letra pequena.]

Minha Bíblia marcada com o sistema de ícones e cores que detalho abaixo
Defina um critério de cores para cada assunto ou grupo de assuntos. Utilize várias cores contrastantes

Usando uma cor só, você terá mais trabalho para encontrar o verso rapidamente numa posterior consulta. A cor amarela é mais difícil de enxergar sob certas condições de luz. Também é possível fazer também uma pintura degradê.

Faça marcações diferentes, alternando entre cores, sublinhados e ícones. Você pode criar ícones e colori-los de uma só cor. Usando sublinhados, você poderá criar vários tipos: dupla, pontilhada, tracejada, ziguezague, reta, ondulada, cruzada etc. Sim, para não marcar todas as linhas de um verso, você pode fazer uma borda lateral vertical nele, ou mesmo emoldurá-lo, deixando espaço para ícones, no caso de querer combinar marcações. Porém, cuidado: se você usar várias cores e tipos de marcação em pouco espaço, vai poluir a visão do texto, atrapalhando a leitura, sem contar que a estética não ficará boa. ...Mas a Bíblia é sua, lembre-se disso!

Você pode optar por marcar: as margens ao invés do texto que está junto; o subtítulo, ao invés de um trecho ou de um texto inteiro; ou o número do capítulo, dependendo do alcance da marcação.

Crie referências cruzadas a lápis junto a versículos, conforme a sua necessidade. Para isso você deve dispor de um mínimo de espaço e de uma letra pequenina. Algumas Bíblias têm margens próprias para anotações ao lado, acima e/ou sob o texto, mas essas são volumosas e difíceis de encontrar. Algumas, ainda, oferecem umas folhas em branco no final. Caso a sua Bíblia não tenha nada disso, você pode fazer um bloquinho sanfonado de anotações a partir de uma tira do tamanho da página, e colar na parte interna de trás.

Como marquei minha Bíblia

Para mim, era importante marcá-la levando em conta as doutrinas principais da teologia cristã (salvação pela graça e evangelho, pecado, igreja, homem, Deus, Jesus, Trindade, anjos, cruz de Cristo, divindade de Cristo...), porque ajuda muito na hora de encontrar referências para defesa da fé e para a preparação de textos, aulas etc. Então, eu criei uma tirinha com relevos de ícones muito simples, cada um com cerca de 0,5 cm de altura/largura. Inventei, também, um sistema de cores para combinar com eles, para que pudessem ser reutilizados em outras passagens alterando seus significados. Assim, um anjo seria simbolizado pelo ícone do anjo azul, que lembra o céu; e um demônio ou Satanás seria simbolizado pelo anjo laranja, que lembra o lago de fogo.
Eu prefiro usar giz de cera e lápis para marcar, e utilizo o seguinte esquema:
Forma
Cor
Significado
Anjo
Azul
Anjo de Deus
Anjo
Laranja
Demônio, Satanás
Livro aberto
Marrom
Bíblia, palavra de Deus, inspiração
Sol
Laranja
Deus, pois o Senhor é sol e escudo (Salmo 84.11)
Coroa
Amarela
Jesus
Coroa
Vermelha
Atributos de divindade e Senhorio de Jesus
Chama
Amarela
Espírito Santo, como língua de fogo
Triângulo
Azul
Trindade
Caixa de Presente
Vermelha
Graça, salvação, dom
Asa
Verde
Libertação, evangelho, fé, arrependimento
Cruz
Marrom
Morte de Jesus, discipulado, sofrimento
Pac-man
Vermelho-escuro
Pecado, maldade (ideia vem de gula, egoísmo)
Número 1
Verde-claro
Unidade, cargos, igreja, ordenanças
Seta
Azul
Acontecimento escatológico alegre
Seta
Preta
Acontecimento escatológico triste

____________________________________________________

Como eu fiz as forminhas de ícones que utilizei

Material necessário
Material:
  • Papel grosso e maleável;
  • Papel de cor clara, mais fino, de preferência, que o acima; 
  • Caneta, lapiseira, borracha; 
  • Tesoura; 
  • Régua; 
  • Cola
  • Giz de cera (quanto mais cores, melhor).

1
Desenhe na cartolina pequenas formas, que serão seus ícones. Pinte-os de preto (ou de outra cor forte e escura) e recorte-os [1]. 

[Observação: O passo-a-passo foi feito em escala maior, para facilitar a fotografia e a visualização.]


2
Faça uma tira branca de cartolina com pelo menos 1,5 cm de largura. Não recorte ainda, pois o comprimento dependerá de quantos ícones você tiver feito e do tamanho deles.

Cole todos os ícones numa tira de cartolina, de cima para baixo, deixando um espaço de pelo menos 0,5 cm entre eles [2]. O ideal é que a tira seja de um papel mais fino que o dos ícones.


3
Depois de todos colados na tira, recorte-a. Ela servirá também como marcador de página [3]. 








4
Para usá-la, posicione-a, com os desenhos voltados para cima, sobre a folha de trás da que você pretende marcar, tomando o cuidado de que o ícone esteja do lado do texto a ser marcado. Passe a lateral do giz de cera como se fosse um rolo de espalhar massa. A cor destacará o ítem que está abaixo, formando o desenho ao lado do texto. Pronto [4].


5
A cor escura dos ícones na tira clara facilita enxergá-los através da folha fina da Bíblia, para que você não posicione o desenho no lugar errado. 

[No caso aqui complicou justamente porque usei papel reciclado, ao invés de papel branco.] 
É importante lembrar: 

  • Para cortar os ícones em tamanho pequeno, você pode (deve) usar estilete, porque o corte tem que ser mais preciso. 

  • Quanto mais grosso for o papel dos símbolos, melhor, porque eles vão ficar mais nítidos na marcação; porém, vai dar mais trabalho para cortar. Eu já usei papel de fichas catalográficas e papel cartão.

  • Pense em formas simples e geométricas, justamente porque o corte das figuras é o que dá mais trabalho.

  • No caso de fazer pequenas formas circulares, você pode usar um perfurador para cortar: basta abri-lo embaixo para retirar os pequenos círculos.

Nota:  Eai galera, gostaram das dicas? Dúvidas e Sugestões? Clique no link abaixo e diga ao escritor desse texto.

Vi no Blog Não, Obrigado! do meu amigo Avelar Jr.
0

Nocaute


"Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha". (Rocky Balboa)

Confesso que um dos filmes que eu mais gosto, semelhante ao Chris, é o Rocky. E diante de muitas lutas, provações, desertos e adversidades que enfrentamos, a frase em questão pode ser bastante motivadora.

Já parou pra pensar das tantas e tantas vezes, que as tribulações bateu em sua porta, e você achava que não iria conseguir vencer? De quantas vezes você chorou, sofreu, por que a luta era muito grande? Pode imaginar o quanto sofremos para poder, hoje, estar com um sorriso no rosto, nos alegrando na presença de Deus?

A caminhada é difícil meu amigo. Realmente é um caminho estreito! Pedras no caminho, Rosas com espinhos e passagem apertada. O sofrimento faz parte da vida cristã. O mestre nos alertou, que o sofrimento e as tribulações viriam. Ensinou que a tempestade viria com toda sua fúria. Consequências virão? Sim. Mas depende de onde você está firmado: Na rocha ou na areia.

Estava eu, na presença do Senhor, quando senti no coração de ler o relato da doença do Rei de Judá, chamado Ezequias. Este, estava prostrado, em uma cama, doente. Deus manda o profeta Isaías dizer ao rei que aquela enfermidade o mataria, e que preparasse logo a família. Ao saber da notícia, o Ezequias chora em sua cama, e virado para a parede, ora ao Senhor:

Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
2 Reis 20:3
Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
2 Reis 20:3
“Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo” (2 Reis 20.3).

Ezequias suplicou para aquele que tem todo o poder! Deus escutou a oração do seu servo, e manda o Profeta voltar no meio do caminho, e dizer que Ezequias teria mais 15 anos de vida. Leonard Ravenhill disse uma certa vez: "Precisamos orar, senão perecemos". Busque ao Senhor, mesmo quando suas forças estão indo embora.

Nossa vida contém momentos de alegrias e tristezas, e em cada um, levamos consigo, uma multidão de aprendizados. Não murmure diante da tribulação, saiba que, na benção ou no deserto, é Deus quem está no controle das nossas vidas, e ele quem está nos moldando, para deixar do jeito que ele quer.

Esforça-te, Confie em Deus, Exercite a Fé, Persista, Força de Vontade e tenha Esperança. O Golias vai ser derrotado, a muralha de Jericó vai cair e esse deserto você vai passar, pois, maior o que está em nós, do que o que está no mundo. É como fala Carlinhos Veiga: "Sei que a minha vida é como um quadro, uma obra que ainda não foi acabada. E a mão do artista não cessa, faz seu grande trabalho, obra prima em mim".


“Ora, Micky dizia que a luta só acabava ao soar do gongo. Ainda não ouvimos o gongo, certo?” (Rocky Balboa)

Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
2 Reis 20:3

Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
2 Reis 20:3