Rss
2

John MacArthur, o Louvor e a Realidade



Trecho do Capítulo 7 do Livro "Ouro de Tolo?" de John MacArthur, que tem como título "Rocha Firme? O que a Bíblia Diz sobre a música de Adoração Contemporânea".

"O estilo e formato das canções gospel foram emprestados diretamente da música popular do fim do século XIX. O homem considerado geralmente o pai da música gospel é Ira Sankey, um cantor e compositor talentoso que alcançou a fama à sombra de D. L. Moody. (...) Sankey queria um estilo de música mais simples, mais popular e mais apropriado ao evangelismo do que os hinos clássicos das igrejas. Por isso, ele começou a escrever canções gospel - curtas em sua maioria, simples e com refrões, segundo o estilo da música popular de seus dias. Sankey cantava cada verso como um solo, e a congregação o acompanhava no refrão.

(...) Antes de Sankey, os hinos eram compostos com um propósito deliberado, consciente e didático. Eram escritos para ensinar e reforçar os conceitos bíblicos e doutrinários no contexto da adoração dirigida a Deus. Em outras palavras, o tipo de adoração que os hinos incorporavam exigia o uso do intelecto humano. Eles visavam louvar a Deus, por exaltar e proclamar a sua verdade de um modo que aumentasse a compreensão da verdade por parte do adorador. Os hinos criaram um padrão de adoração que era racional e emocional. E isso era perfeitamente bíblico. Afinal de contas, o primeiro e maior mandamento nos ensina a amar a Deus com todo o nosso coração, alma e entendimento (Mt 22.37).

(...) Mas nos últimos 150 anos, o conceito de popular de adoração tem mudado tão radicalmente quanto oes estilos de música que cantamos. Em nossos dias, a adoração é, com frequência, caracterizada como algo que acontece quase fora do âmbito do intelecto. Esta noção destrutiva tem feito surgir vários movimentos perigosos na igreja contemporânea. (...) Creio que esta noção moderna de adoração, como uma atividade sem a utilização da mente, tem causado grande prejuízo às igrejas. Tem levado a uma ênfase decrescente na pregação e no ensino e produzido uma ênfase crescente no entretenimento da congregação, em fazer as pessoas sentirem-se bem. Tudo isso deixa os membros da igreja sem instrução e incapazes de discernir, numa ignorância tola quanto aos perigos ao seu redor.

(...) Poucos cânticos de louvor modernos ensinam ou admoestam. Em vez disso, a maior parte deles são escritos apenas para mexer com os sentimentos. Geralmente, eles são cantados como uma mantra místico - com o propósito deliberado de colocar o intelecto num estado de passividade, enquanto o adorador reúne o máximo de emoções possível. A repetição é colocada intencionamente, e com este propósito, em muitos cânticos de louvor.

A minha maior preocupação é o conteúdo, e não o estilo de música cantada na igreja. No entanto, o estilo e a capacidade artística também são importantes. (...) Oferecer música espalhafatosas a Deus é pior que expor uma pintura malfeita em uma galeria. Não pode haver mediocridade em nossa adoração ao Deus Altíssimo. Isso significa que nem todos os que desejam compor e tocar música na igreja podem receber liberdade para isso. A arte de algumas pessoas simplesmente não merece ser exibida. "

Nota do Blogueiro: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? (João 6:60). O louvor na casa do SENHOR vem passando por momentos de crise. Pessoas que querem aparecer mais que Jesus, letras sem base bíblica e crentes analfabetos de Bíblia que aceitam tudo que tem o nome Gospel. O crente em Jesus deve ser Luz do Mundo, e não ESTRELA. isso não quer dizer que, nos dias de hoje, não existam louvores que exaltam e glorificam a Deus.

O SENHOR sempre tem seus remanescentes. Como é bom ver e ouvir nos dias de hoje louvores verdadeiros como os do Grupo Logos, Palavrantiga, Stênio Marcius e Carlinhos Veiga. Diante de tantas bizarrices que vemos nos últimos dias relacionado ao louvor na casa de Deus, meu desejo é que Deus continue levantando homens que proclamem as verdades bíblicas nesses tempos, como John MacArthur e John Piper.

Pense nisso!




2 comentários:

Maria Patrícia disse...

Gostei *--* , parabens meu irmão que Deus possa continua te usando mais e mais e que tudo seja para a gloria do senhor .

Kelvis C. de Oliveira disse...

Valeu Patricia pelas palavras de incentivo, que Deus te abençoe!

Postar um comentário