Rss
0

Há 495 anos atrás ...


Por Kelvis C. de Oliveira


“Deus está sempre operando, às vezes nos bastidores da História, para realizar a sua vontade e restabelecer a sua Igreja verdadeira, viva e boa.” James L. Garlow

Acho que muitos dos leitores já tiveram a oportunidade de assistir ao filme “Os Vingadores”. Eu conheço, e acredito que muitos jovens, crianças e adultos, conhecem cada personagem de tal filme, este que veio dos quadrinhos e do desenho animado. A história da qual, Nick Fury convoca o Capitão América, O Hulk, Viúva Negra, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro e Thor na luta contra uma ameaça do mal, envolvendo Loki e o Tesseract.

Mas não vou fazer uma síntese do filme e muitos menos comentar os grandiosos efeitos especiais. Hoje, 31 de outubro de 2012, a Reforma Protestante completa 495 anos. Um período da história mundial que marcaria e mudaria a vida de muitas pessoas, inclusive, nos dias de hoje. Amigos e Amigas, a seguir, os Reformadores.

PS: o que vai ser descrito não é uma comparação!


No período negro da história da humanidade, precisamente na idade média, conhecida como idade das trevas, o povo estava sob domínio da Igreja Católica. Esta, que enganava e oprimia as pessoas daquela época. A escuridão espiritual e social, predominava, mas foi nesse período, que Deus convoca um homem chamado John Wycliffe.

Estudioso, Wycliffe em suas leituras da Bíblia Sagrada, descobriu os erros que estavam na Igreja Católica, e passou a pregar a verdade do Reino de Deus. Formou-se em Teologia, e mesmo diante das perseguições, conseguiu traduzir a Bíblia para o Inglês. Morreu de causas naturais. Incomodou tanto a Igreja Católica em vida, que mais de 4 décadas depois, o Papa Martinho V mandou desenterrar o corpo, queimar e jogar as cinzas.

Wycliffe era admirado, e muitos homens e mulheres tornaram-se seus seguidores. Deus convoca um desses seguidores, um homem chamado John Huss. Pregava o reino de Deus e combatia as heresias do Catolicismo. Foi preso e depois queimado vivo. Quando estava sendo queimado, proferiu as seguintes palavras: "Vocês hoje estão queimando um ganso, mas dentro de um século, encontrar-se-ão com um cisne. E este cisne vocês não poderão queimar." Guarde bem essa afirmação!

Deus convoca mais um homem chamado Jerônimo Savonarola. Este que, pregava com poder, e liderou uma reforma moral em Florença, na Itália. Seus ensinos iam de encontro a Igreja Católica, esta que o queimou vivo na praça de Florença. Como disse Tertuliano: O sangue dos mártires é a semente dos cristãos. Deus sempre tinha seus remanescentes.


Lembra das palavras de John Huss? Não eram meras palavras, mas uma profecia. 102 anos depois, Deus levanta de dentro do Catolicismo, um homem chamado Martinho Lutero. Tudo mudou em sua vida quando se deparou com o seguinte versículo: “O Justo viverá da Fé”. Em 31 de Outubro de 1517, Lutero, fixa na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses, estas que foram de encontro aos ensinamentos católicos, marco de início da Reforma Protestante.

52ª TESE – Comete-se injustiça contra a palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo a indulgência do que a pregação da palavra do SENHOR.

A Reforma tinham como base alguns princípios: Só a Fé, Só a Graça, Só Cristo, Somente a Deus a Glória e Só as Escrituras. Lutero ainda traduziu a Bíblia para o alemão. O povo agora tinha uma riqueza nas mãos, que era a palavra de Deus. Até hoje os princípios e ensinamentos desta reforma está sobre muitas igrejas, entre elas a Batista e a Presbiteriana.


Estes homens não precisaram de armaduras de ferro, nem de machados poderosos, nem ao menos de um escudo feito do material mais poderoso do planeta, mas simplesmente atenderam ao chamado e foram obedientes, sabendo que era Fiel aquele que os tinham convocado. Falarei igual ao escritor aos Hebreus: E que mais direi? Faltar-me-ia tempo contando de Calvino, John Knox e Zwinglio.

Concordo com o que diz o Bispo Walter MacAlister: “A Reforma devolveu a Bíblia ao povo de Deus. Uma nova reforma certamente terá que trazer o povo de Deus de volta à Bíblia.” Busque a Deus, através da oração, na leitura da Palavra, do Jejum, na comunhão com os irmãos e nos louvores, e saiba que não irá precisar se transformar em um grande homem verde para ficar forte.

O mundo ainda não viu o que Deus fará com, para e pelo homem inteiramente a Ele entregue”. (Henrique Varley)

Feliz dia da Reforma Protestante!



0 comentários:

Postar um comentário