Rss
0

Qual é a verdadeira? Parte II



Por Kelvis C. de Oliveira

 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (II Pedro 1.21)

Grace to you and peace from God our Father, and the Lord Jesus Christ pra você meu amigo, rsrs. Dia 31 de Outubro chegando, Dia da Reforma Protestante, e com elas várias perguntas, entre uma das tais, começamos a responder. Segunda e última parte do estudo sobre as diferenças da Bíblia Católica e Protestante chegando pra você nesse dia especial.

Porque especial? Porque a misericórdia de Deus se estendeu mais um dia para as nossas vidas, e isso é motivo de alegria. 

Prontos pra mais um giro?? então vamos lá pessoal.


Quem perdeu a primeira parte desse pequeno estudo, ela se encontra aqui. Como foi explicado, no Concílio de Trento, a Igreja Católica adicionou mais 7 livros ao cânon sagrado. Mas por que isso? Qual a razão? É o que tentarei explicar um pouco dessa história agora.

Em 1546, logo após a reforma protestante, a Igreja Católica em decadência e perdendo a sua autonomia, realizou o Concílio de Trento, e nessa reunião decidiram canonizar (reconhecer) livros apócrifos (aceitos por uns e rejeitados por outros) para fazer parte do texto sagrado. Isso ocorreu devido um debate dos católicos com Martinho Lutero.

Os católicos citaram o livro de Macabeus (livro apócrifo) para defender sua doutrina (doutrina?) de oração pelos mortos. Lutero questionou o reconhecimento de tal livro, refutando-os, utilizando o Novo Testamento, os pais da Igreja e os mestres judeus. A reação dos católicos foi imediata, canonizando os livros apócrifos.

Ao todo são catorze (quinze) livros apócrifos, sendo que, nem todos foram aceitos pelos católicos. 1 e 2 Esdras e a oração de Manassés foram rejeitados. Menos mal?? Talvez, rsrs, já que o livro de 2 Esdras tem um versículo pesado contra a oração pelos mortos! Coincidência?? rsrsrs


Mas como saber que eles são falsos?? Quais as heresias e erros contidos nesses textos?Para facilitar, o quadro abaixo contém algumas dessas informações.

Livros
Erros
Tobias
Justificação pelas Obras
Judite
Nabucodonosor, Rei da Assíria
Baruque
Intercessão pelos mortos
Eclesiástico
Incentivo ao ódio aos Samaritanos
Sabedoria de Salomão
Salvação pela Sabedoria
I e II Macabeus
Oração pelos mortos
Adições a Daniel
Necessidade da Idolatria

Esses são apenas alguns dos erros. Então gente, fiquemos em alerta e meditemos na poderosa palavra de Deus. Nos aprofundemos mais e mais no Espírito Santo. Como diz Rodolfo Abrantes em sua música: “Eu não posso me conformar com esse nível raso; o meu poder humano não tem poder pra trazer o teu Reino aqui. Minha porção vem do céu, eu tenho fome de ti, Senhor”.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro galera, e que possamos continuar a estudar a Bíblia Sagrada, pois ela é fonte de autoridade e de poder. É uma carta escrita do céu para nós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós. E que sejamos como Esdras, que colocou no coração para buscar a lei do Senhor (Ed 7.10).

Abraço!

***



0 comentários:

Postar um comentário